quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Modelo de Liderança: verdade ou crença ultrapassada?

Olá ! Deixei uma pergunta no ar: Existe um modelo de liderança mais adequado ao contexto atual ? 
Primeiramente devemos falar sobre Modelo, que remete a um Padrão. Vivemos em um mundo de constantes mudanças e no âmbito empresarial, de elevada competitividade. Neste contexto, falar em padrão talvez seja algo completamente fora de propósito, pois a diferenciação, em todos os sentidos, é o grande objetivo de profissionais e organizações. Falar em Modelo pode ser extremamente perigoso no cenário atual. Mas por que será que as pessoas insistem em determinar modelos? Talvez para que se sintam mais confortáveis, para que possam trabalhar de maneira mais previsível e como consequência de maneira mais segura. Um grande engano. Buscar padrões e modelos, seja no âmbito profissional ou organizacional pode significar uma maior segurança e conforto pontual, porém naturalmente vai conduzir a momentos de maior stress, dúvidas e riscos num futuro bem próximo. O diferente é único. E cada um tem sua identidade, seu DNA, assim como as organizações. Então se eu buscar trabalhar com um Modelo, estarei buscando me igualar no mínimo a mais um profissional e/ou uma empresa. Já nesta relação, divido o meu poder pela metade. Imagina se buscarmos criar um padrão de liderança... parece que fica tudo muito pior e inconsistente. PODEMOS ENTÃO ABANDONAR ESSA CRENÇA DE QUE EXISTE UM MODELO DE LIDERANÇA MAIS ADEQUADO NO CONTEXTO ATUAL MESMO SEM CONVERSARMOS AINDA SOBRE LIDERANÇA?    


A beleza está na diferença! Cada qual do seu jeito formam um conjunto maravilhoso!  

2 comentários:

  1. Hoje o líder e o liderado possui poderes praticamente iguais, os lideres ainda não deram conta disso. Continua com o mesmo modelo de liderança das décadas passadas. Na verdade mal conseguiram equilibrar os conceitos de liderança e já estão em um novo processo de mudança para persuadir os liderados em busca de resultados. Não existe um modelo padrão de liderança, existe conceitos que norteie os lideres para uma liderança situacional.

    Att;
    Edmilson Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem total razão. Mas então por que será que é tão difícil harmonizar esta relação tão essencial para a diferenciação e competitividade da empresa e dos profissionais? Acho que permanecer no mesmo modelo de décadas atrás é resistir em sair da zona de conforto, que já não está mais tão confortável assim, mas ainda tem gente que insiste em se iludir. Liderar no contexto atual é um "baita" desafio ...

      Excluir