segunda-feira, 26 de agosto de 2013

AUTO PERDÃO: Experimente!

Uma cliente, amiga a Osana da Almacom, me passou um texto muito interessante. Ele fala de nossas mais "arrogantes" intenções de sermos perfeitos e por conta de nossa insignificante condição existencial, nunca seremos perfeitos e aí sentimos a culpa.  O texto é de Antônio Roberto Soares - "Culpa , a Busca da Perfeição " é muito bom a medida que nos faz refletir sobre nossas intenções e pensamentos, de forma a gerar em nossa mente a capacidade de errarmos para podermos melhorar. Melhorar não significa ser perfeito. Quanto mais a gente erra, mais a gente aprende e melhora. Esse é o melhor da vida. E como ninguém é perfeito, temos que eliminar a culpa e nos perdoarmos, deixar nosso eu ideal e viver o eu real. Reproduzo um trecho muito interessante sobre o perdão: 
O perdão aos outros é apenas um modo de dizermos aos outros que já nos perdoamos. Perdoarmo-nos é restabelecer a nossa própria unidade, a nossa inteireza diante da vida, é unir outra vez o que a culpa dividiu, é uma aceitação integral daquilo que já aconteceu, daquilo que já passou, daquilo que já não tem jeito; é o encontro corajoso e amoroso com a realidade.
Somente aqueles que desenvolveram a capacidade de auto-perdão conseguem energia para uma vida psicológica sadia. A criança faz isto muito bem. O perdão é a própria aceitação da vida do jeito que ela é, nos altos e nos baixos. O auto-perdão é a capacidade de dizer adeus ao passado, é a aceitação de que o passado é uma fantasia, é apenas saber perder o que já está perdido. O auto-perdão é um sim à vida que nos rodeia agora, é uma adesão ao presente, à única coisa viva que possuímos, que são nossas possibilidades neste momento. Não podemos abraçar o presente, a vida, o passado e a morte ao mesmo tempo. O perdão é uma opção para a vida, o auto-perdão é a paciência diante da escuridão, é o vislumbre da aurora no final da noite. O auto-perdão é o sacudir da poeira, é a renovação da auto-estima e da alegria de viver, é o agradecimento por sabermos que mais importante do que termos cometido um erro é estarmos vivos, é estarmos presentes.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário